REGULAMENTO CONCURSO FERNANDO PAMPLONA/BAILE DO SARONGUE 2020

APRESENTAÇÃO


O Prêmio Pamplona é uma iniciativa do Baile do Sarongue, em parceria com instituições de ensino de artes. Foi concebido para promover e incentivar estudantes na produção de alegorias coletivas e interativas que atuem diretamente na dinâmica do salão durante o baile de carnaval


Art. 1º - O concurso para seleção de ALEGORIAS FLUTUANTES MOVEIS,  tem por objetivo selecionar (02) dois projetos para o XII Baile do Sarongue cujo tema será “RETRO-FUTURISTA”.


DAS INSCRIÇÕES


Art. 2º - Poderão se inscrever no Concurso:
​2.1 – Alunos regularmente inscritos nos cursos de Graduação e Pós-graduação  da Escola de Belas Artes/UFRJ, PUC Rio, UERJ e IED/RJ e EAV Parque Lage com matrícula ativa em 2020.
2.2 - A inscrição é individual e intransferível. Das inscrições de coletivos apenas um membro deverá constar como responsável, preenchendo a ficha de inscrição como proponente. 
2.3 - Para participar da seleção, é necessário preencher o formulário de inscrição disponível online (www.premiopamplona.com.br) e anexar a proposta em formato pdf  com até 10 mb. O arquivo deve obrigatoriamente ser nomeado com o título do projeto. Exemplo: nomedoprojeto.pdf e enviados para o email: premiopamplona@gmail.com
2.4 – Prazo das inscrições:  Do dia 13/01/20 até 31/01/20 até às 22:00. Sendo o julgamento feito em data marcada pela comissão de avaliação e a divulgação dos resultados no dia 01/02/20. Qualquer alteração destas datas será divulgada pelos Coordenadores do Concurso.
2.5 - Parágrafo único: A inscrição implica em concordância e aceitação pelo concorrente, das normas e condições constantes deste regulamento.


DA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS


Art. 3° - Os projetos seguirão as seguintes normas de apresentação:
3.1 – O Tema do trabalho é baseado no conceito do retro futurismo e destinado a execução de um elemento alegórico decorativo livre que possa ser manipulado durante o baile carnavalesco do Sarongue.
3.2 - O candidato deverá preencher e anexar a ficha de inscrição ao projeto;
3.3 -  O candidato apresentará um memorial técnico detalhado com dimensões​, materiais e detalhamento estrutural. Apresentação de  04 desenhos – frente, costas, lateral com desenho de corte da estrutura interna;
A dimensão da alegoria deverá ter o mínimo de 1,0 x 1,0 x 4,0 m e o máximo de 1,6 x 1,6 x 10 m.
3.4 - Um texto explicativo da proposta, com objetivo, justificativa e indicação de manuseio durante o baile. (máximo de 500 caracteres);​

Serão eliminados os projetos que não observarem as regras de apresentação constantes deste regulamento.
​ 
DO JULGAMENTO E SELEÇÃO


Art. 5° - O julgamento será realizado por Banca examinadora composta por 5 membros, escolhidos pelos organizadores. Os critério/quesitos de julgamento  serão:
- Pertinência do elemento alegórico com o tema proposto;
- Viabilidade de execução e construção;
- Qualidade formal do projeto (conceito criativo e produto final)
5.1 – A seleção contemplará um prêmio de R$ 4.000,00 (quatro mil reais) ao 1º lugar e  R$1.000,00 (mil reais) ao 2º lugar para a produção da alegoria móvel flutuante. Serão concedidos certificados com as respectivas classificações do 1º ao 5º colocado.
5.3 - Será redigida uma Ata para o julgamento com as ocorrências que a Banca considerar relevantes relatar, contendo a classificação geral dos candidatos.
5.4 - Serão eliminados os projetos que não observarem as regras de apresentação constantes deste regulamento
 
DISPOSIÇÕES GERAIS
 
Art.6° – Este concurso é de âmbito exclusivo da Escola de Belas Artes/UFRJ, UERJ, PUC/RJ, IED/RJ e EAV Parque Lage, realizado pelo Baile do Sarongue sendo permitida apenas a participação dos estudantes das quatro instituições nos casos previstos neste regulamento.
Art.7° - A Banca Julgadora deste concurso é composta por representantes de cada uma das instituições participantes.
Art.8° - O material de execução dos trabalhos é de responsabilidade dos autores, bem como a sua retirada dos locais previstos. As Instituições não se comprometem a fornecer materiais, instalações e equipamentos para a confecção dos trabalhos. 
​Art 9° - As decisões da Banca Julgadora são irrevogáveis, não cabendo recurso de qualquer espécie em qualquer instancia. Ao assinar a ficha de inscrição o candidato concorda integralmente com os termos deste Concurso.
Art 10° - Os autores dos projetos contemplados deverão desfilar com a ALEGORIA FLUTUANTE na noite do BAILE DO SARONGUE de 20 de fevereiro de 2020, se responsabilizando pela equipe mínima que a obra demandará para que seja realizado o desfile.


CRONOGRAMA


13/01/2020 - Lançamento do edital
28/01/2020 - Encerramento das inscrições
29/01/2020 - Organização do material para seleção
30/01/2020 - Processo de seleção e divulgação do prêmio

18/02/2020 - Entrega da alegoria
20/02/2020 - Participação da alegoria flutuante no Baile do Sarongue.